Este site utiliza cookies e scripts externos para melhorar sua experiencia de navegação. Eles são utilizados para análise do tráfego, personalização de conteúdo e redes sociais. Ao continuar no site consideramos que você concorda com isso Lei Geral de Proteção de Dados (lei nº 13.709/2018).

Por que comprar um carro via consórcio?

Criado em 28/03/2024

Sem entrada, taxas de juros ou parcelas intermediárias, o Consórcio é uma excelente opção para quem quer trocar ou garantir seu primeiro carro.

O consórcio é uma modalidade de pagamento tipicamente brasileira que surgiu na década de 60, quando a indústria automobilística chegou ao País e havia pouca oferta de crédito direto ao consumidor. Os funcionários do Banco do Brasil formaram um grupo com o objetivo de constituir um fundo suficiente para aquisição de automóveis. Cada um contribuindo com uma parcela do valor do carro que, somadas, permitiriam a sua aquisição. Para definir a ordem de entrega, a solução foi o sorteio.

Com o tempo, os grupos de consórcio foram se aprimorando, mais regras foram definidas e, atualmente, existe consórcio para quase tudo. Para automóveis, existe consórcio tanto para veículos novos, quanto para seminovos.

Contudo, ao contrário do financiamento, o consórcio não tem juros. O custo é apenas da taxa administrativa que é menor do que a taxa de juros.

Outra vantagem é que o consórcio não exige entrada. Geralmente, para financiar você deve pagar 30% do valor do veículo. Assim, você pode utilizar o valor que seria para entrada, para ofertar lances e retirar seu veículo em menor prazo. Falando em prazo, como o pagamento é feito em um período maior, as parcelas ficam menores, mais um ponto positivo na hora de você planejar o seu orçamento. Outra benefício é que, caso você deseje trocar de carro, o seu usado pode ser usado como lance, aumentando as chances de ser contemplado.   

Para saber mais e fazer uma simulação, fale com a equipe de consórcio da Alta VW.